PROJETOS E INOVAÇÃO

Os novos conceitos de economia do conhecimento, inovação e sustentabilidade exigem mudanças na governança e gestão organizacional.  São precisos novos modelos que desenvolvam funcionários e líderes conscientes de seu papel no ecossistema organizacional e comprometidos com a efetividade da aprendizagem coletiva e continuada.

E estes novos modelos flexíveis estão nascendo nos laboratórios de pesquisa

 

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PROJETOS E INOVAÇÃO

Título do Projeto:  01
Alinhamento da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) à Gestão do Conhecimento e à Governança Pública do MAPA.
Objetivos e metodologia:
alinhar a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) à visão estratégica do MAPA, capacitando-a a promover cursos em larga escala e, principalmente, tornando-a instrumento de apoio à Gestão do Conhecimento e à Governança Pública do Ministério.
Palavras chave:
Desenvolvimento Humano e Organizacional; Aprendizagem Organizacional; Observatório do Conhecimento; Capacitação; Gestão do Conhecimento; Governança.
Entidade parceira:
Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Destaque: A ENAGRO está sendo desenvolvida com base no modelo Universidade Coprorativa em Rede (UCR), para configurar-se em uma Escola em Rede. Uma escola de governo estruturada para oferecer treinamento, capacitação e formação para o público interno do MAPA, bem como aos participes externos e beneficiários dos arranjos produtivo e social da agropecuária brasileira.

 

Título do Projeto:  02 Modelo para execução de programa de Gestão do Conhecimento e capacitação da equipe SEFAZ-MT
Objetivos e metodologia:
Avaliação da Maturidade de Gestão do Conhecimento
Elaborar um plano de ação de Gestão do Conhecimento desenvolvido a partir do Diagnóstico de maturidade do GCl.
Capacitar a equipe SEFAZ-MT para implantação das ações
Realizar projeto piloto para fins de transmissão da tecnologia e metodologia para a equipe da SEFAZ-MT em 01 (um) processo de grande relevância da área fim a ser definido.
Palavras chave:
Avaliação de GC; Plano de ação de GC; Capacitação em GC; Diagnóstico de GC; Administração Pública; Nova Governança Pública.
Entidade parceira:
Secretaria de Estado da Fazenda do Mato Grosso
Destaque: O modelo de avaliação de GC utilizado neste projeto foi validado em diferentes organizações públicas e privadas pelos pesquisadores participantes. Sua segurança metodológica se baseou em experiências e em uma revisão sistemática da literatura (Freire et al, 2013) entre outras.

 

PALESTRAS E CURSOS

O ENGIN, seus pesquisadores, alunos e professores, tem expertise sobre um rol de temas relacionados à Conhecimento, Inovação e Governança, e em linguagem acessível e dinâmica, oferece diversos cursos como levar conhecimento científico à sociedade.

Neste sentido, o ENGIN e seus pesquisadores tratam temas amplos e complexos de maneira simples e de fácil compreensão pelos parceiros não acadêmicos. Acreditamos que as questões complexas devem ser resgatadas e discutidas para que as empresas brasileiras possam evoluir e se tornar mais competitivas:

1 – INOVAÇÃO, modelos, técnicas e ferramentas

2 – ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO

3 – GOVERNANÇA DO CONHECIMENTO, premissas, modelos e implantação.

4 – ENGENHARIA DA INTEGRAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS,.

5 – MEMÓRIA ORGANIZACIONAL. Os Centro de Memórias além do repositório de informações institucionais.

6 – UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE, um novo modelo de educação corporativa.

7 – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, uma ferramenta para a sensibilização, conscientização e a mobilização para a mudança.

8 – GESTÃO DO CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS, o desafio para a implantação da cultura ágil.

9 – GESTÃO DE MUDANÇAS ESTRATÉGICAS E PESSOAS, grupos colaborativos como pratica para a promoção da aprendizagem organizacional.

10 – GESTÃO DA CULTURA PARA A INOVAÇÃO.

 

Para o mundo acadêmico, o ENGIN oferece discussões relacionadas aos temas:

11 –  INTERDISCIPLINARIDADE – Ensino e pesquisa interdisciplinar, elementos que a caracterizam

12 – PRODUÇÕES TÉCNICO – CIENTÍFICAS – Elaboração de artigos e projetos científicos, qualidade em quantidade.